quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ALMOFADINHAS DE FIGO


Este recheio é baseado na receita  da " Tarte de Figo com Amêndoas " de Clara de Sousa.

Ingredientes:
1 a 2 embalagens de massa filo 
500 g de figos bem maduros
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá canela em pó
100 g de amêndoas moídas
manteiga s/ sal para untar
Geleia q.b.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte com um pouco de manteiga s/sal.
Tire a peles dos figos, corte aos bocadinhos para dentro de uma tigela, junte o açúcar, a canela e as amêndoas moídas e misture tudo muito bem .
Na bancada, corte quadrados de massa filo, como mostra a figura 1 e , coloque o recheio no centro da massa , como mostra a figura 2 , molhe os dedos com água e passe sobre as pontas da massa para selar, como mostram as figuras 3 e 4 ( eu coloquei 4 folhas de massa para dar mais consistência , uma vez que, o recheio é pesado). Coloque as almofadinhas no tabuleiro, à medida que vão sendo feitas, pincele com um pouco de geleia ( eu usei de marmelo) e, leve ao forno a 180º durante 20 minutos.

1




2


3


4





BOM APETITE !

domingo, 11 de setembro de 2016

TARTE DE FIGOS FRESCOS E ALFARROBA





INGREDIENTES:
figos frescos q. b.
4 ovos
150 gr de açúcar amarelo
75 gr de farinha de alfarroba
150 gr de amêndoas moídas
2 colheres de sopa de farinha de trigo s/ fermento
3 colheres de sopa de margarina vegetal
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento em pó 

MODO DE FAZER

Coloque os ovos numa tigela, adicione o açúcar e bata durante 5 minutos. Junte as amêndoas moídas à massa e, envolva.. Numa tigela (à parte) junte as farinhas, o fermento e a canela e peneire tudo e, de seguida, incorpore na massa anterior e envolva bem sem bater.
Unte uma tarteira sem fundo e forre com papel vegetal. Coloque dentro a massa e decore por cima com figos cortados ao meio, leve ao forno a 180º durante 20 minutos ( verifique com um palito se a massa está cozida") deixe arrefecer e desenforme.

BOM APETITE!



Esta receita foi baseada em http://www.7gramasdeternura.com/2015/10/tarte-de-figos-frescos-e-alfarroba.html?spref=fb

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

COMO SECAR OS FIGOS





Colocam-se os figos ao sol em tabuleiros, ao ar durante o dia . Recolhem-se ao anoitecer e nos dias seguintes (esta operação repete-se durante o tempo de secagem).O tempo de secagem é cerca de uma semana. Durante esse tempo viram-se os figos para secarem por igual. Passado esse tempo já apresentam um aspecto ressequido. Colocam-se os figos em tabuleiros forrados com papel vegetal, e levam-se ao forno, pré-aquecido a 170º, durante 5 minutos exactos ( isto vai servir para desinfectar alguma impureza e para acabar de secar  melhor os figos).
Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer. Depois de frios polvilham-se por farinha de trigo s/ fermento ( para retirar a humidade , para que não se colarem uns aos outros) . Guardam-se em sacos de pano ou em latas em lugar seco.

BOM APETITE!

DOCE DE TOMATE


Ingredientes:
1 kg de tomates bem maduros
1 kg de açúcar amarelo
1 cálice de ginja
2 paus de canela

Lavar os tomates, cortar aos pedaços e levar a cozer em água. Depois de cozidos passar por (passe vite), colocar o puré do tomate num tacho com o açúcar, o licor e os paus de canela, levar a lume brando durante 40-60 minutos até obter a consistência desejada. Não esquecer de ir mexendo ocasionalmente com uma colher de pau.
Guarde o doce em frascos esterilizados (escaldados em água a ferver) e secos, enchendo-os até 1 cm dos bordos. Limpe o excesso que possa cair na boca do frasco, enrosque a tampa e vire-os imediatamente de boca para baixo até o doce arrefecer.

BOM APETITE!

DOCE DE FIGO


Ingredientes:

500 g de figos maduros
200 g de açúcar amarelo
1 cálice de aguardente
2 paus 
de canela

Preparação:

Pelar os figos e triturá-los grosseiramente. Colocá-los numa panela com o açúcar, o vinho, o pau de canela e levar a lume brando durante 30-40 minutos até obter a consistência desejada. Não esquecer de ir mexendo ocasionalmente com uma colher de pau.
Guarde o doce em frascos esterilizados (escaldados em água a ferver) e secos, enchendo-os até 1 cm dos bordos. Limpe o excesso que possa cair na boca do frasco, enrosque a tampa e vire-os imediatamente de boca para baixo até o doce arrefecer.


Esta receita foi baseada em phttps://bit.ly/1pepqbp